fbpx

17 Estados Concedem Isenção de Energia Elétrica durante pandemia do COVID 19

17 Estados Concedem Isenção de Energia Elétrica durante pandemia do COVID 19 cable 359

Por meio do CONVÊNIO ICMS 42/20, de 16 de abril de 2020, os Estados do Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí e Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo, aprovaram conceder isenção do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS – relativo à parcela da subvenção da tarifa de energia elétrica, no período de 1º de abril a 30 de junho de 2020, como medida de enfrentamento aos efeitos da emergência de saúde pública decorrente de pandemia de Coronavírus.

A medida alcançará o fornecimento a consumidores enquadrados na “subclasse Residencial de Baixa Renda”, cuja parcela do consumo de energia elétrica seja inferior ou igual a 220 (duzentos e vinte) kWh/mês.

Para regulamentar o benefício, os estados devem publicar em Lei e regulamentar por meio de Decreto, a exemplo de Mato Grosso, que instituiu a isenção pela Lei 11.113/2020 (DOE de 24 de abril), regulamentada pelo Decreto 468/2020, publicado no Diário Oficial de 04 de maio.

Em Mato Grosso, para usufruir do benefício, é necessário que um integrante da família solicite à concessionária de energia elétrica a inclusão na categoria “subclasse residencial de baixa renda”. É preciso também estar com os dados do Cadastro Único em dia, que pode ser atualizado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo.

Fique alerta! Fisco Fácil é aqui!

Matérias Relacionadas